.:Turbo:.


O turbo é um artifício utilizado na mecânica para aumento significativo de potência em motores a combustão. Para isso é utilizado uma peça conhecida como turbocompressor, turbo ou apenas compressor (de turbina). Não deve ser confundido com o compressor que usa a força de rotação do motor.


Exemplos de carros turbo-alimentados originais:

Fiat (Marea Turbo 182cv, Tempra Turbo/Stile 165cv e Uno Turbo 116cv)
Volkswagem (Golf GTI 1.8L 20v 180cv, Gol 1.0L 16v Turbo 112cv , Parati 1.0 16v Turbo 111 cv )
Audi (A3 1.8 T 150cvs, A3 1.8 T 180cvs, S3 225cvs, A3 2.0 FSI 200cvs)
Opel Vauxhall GM (Astra 2.0 16V Turbo 200cvs, Astra VXR 240cvs, Zafira OPC 200cvs, Zafira VXR 240cvs)
Bugatti (Veyron tetra-turbo 1001cv)

Exemplos de carros que usam compressor:

Ford (Fiesta 1.0 Supercharger, EcoSport 1.0 Supercharger)
Mercedes-Benz (SLK 320 Kompressor, SLR McLaren)
Chrysler (300M Hemi)
Jaguar (XKR, XJR)

Princípio
Se baseia na quantidade de ar que é injetado na câmara de combustão do motor. A relação potência X mistura ar/combustível é diretamente proporcional; dessa forma, quanto mais ar e combustível são injetados, maior torque e potência.

Mecanismo
O turbo utiliza a força oriúnda dos gases de escapamento do carro, enquanto os outros compressores usam a força direta do motor. Há um pequeno atraso, o turbo-lag, já que o ar só passa a entrar efetivamente quando o motor disponibiliza gás de escape suficiente para gerar força de compressão. Isso ocorre quando se atinge um certo patamar de rotação. Os gases de escapamento não são redirecionados ao motor, mas servem pra mover a turbina que age sobre uma bomba de ar rico em oxigênio. O ganho de potência varia de acordo com a potência do motor anteriormente à adição do turbocompressor. Pode alcançar-se 300% de ganho de potência, a faixa comum é de 50% a 100% de ganho.

Aspirados e Compressores
Os motores aspirados são os que não utilizam nenhum artifício para aumento do fluxo de ar a não ser a aspiração natural pós explosão. Algumas marcas conseguem obter grande potência aumentando o fluxo aspirado de ar apenas elevando a rotação máxima atingida pelo motor. Isso observa-se nos Alfa Romeo e na Fórmula 1 atual
Os motores a compressor ou kompressor não apresentam o turbo-lag e se baseiam em princípio semelhante ao turbo. Contudo sua força de compressão parte diretamente da rotação do motor, e não da força dos gases de escapamento.
É muito utilizado em motores com disposição em V (V6, V8, V12...). Pois a instalação do turbo se torna complicada ao ter que unir a saída dos gases, que ficam em lados opostos do motor, enquanto as entradas ficam justamente no vão interno, como o compressor não depende da saída de gases e as entradas estão próximas, a instalação é bem mais simples.
O Turbo tem a grande vantagem de aproveitar uma força que seria desperdiçada para produzir pressão no motor (gases giram a turbina), enquanto o compressor consome um pouco de energia mecânica, para o mesmo efeito (eixo do motor gira o compressor). Por isso o turbo é mais eficiente do que o compressor mecânico.
Outra vantagem do turbo, é que a pressão não depende diretamente da rotação do motor, após atingir uma rotação mínima para o seu funcionamento, a turbina gera uma pressão constante, limitada por uma válvula. No compressor, a rotação do compressor e a pressão fornecida, são diretamente ligados à rotação do motor, atingindo a pressão máxima somente quando o motor também estiver em rotação máxima.
Existem diferentes tipos de compressores, inclusive de funcionamento parecido com o turbo, onde uma turbina é ligada ao eixo do motor, e que também podem funcionar com uma válvula para limitar a pressão máxima de funcionamento.

Aplicações do Turbo
Pode ser usado em qualquer motor a explosão, independente do uso (carros, barcos, moto serras, motos, etc). O ganho de potência acarreta diminuição da vida útil do motor. O exagero no aumento da força pode fazer necessárias alterações estruturais em outras parte do motor e até no chassi no veículo, que pode realmente torcer - usa-se barras anti-torção.
Tornou-se popular a partir da nova onda de tuning, que visa incrementar os automóveis, tanto em termos de potência quanto em termos de aparência e performance.

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